Armazenamento de Energia está entre as tendências do setor renovável de energia para 2025

Image

Avanço das energias renováveis, especialmente solar e eólica, trouxe consigo desafios únicos e tecnologia de armazenar pode resolver problemas técnicos

A capacidade de armazenar energia elétrica está em um momento decisivo no Brasil e no mundo. Segundo Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o armazenamento de energia não é uma tecnologia nova. “O armazenamento já existe há muitos anos, porém agora ele se tornou viável econômica e financeiramente”, afirma.

Com a crescente inserção de fontes renováveis na matriz energética, como solar e eólica, a demanda por soluções de armazenamento eficientes se intensifica, prometendo resolver problemas críticos do setor. Vale pontuar que essas fontes de energia são intermitentes, ou seja, sua produção depende de fatores naturais que não são contínuos: o vento e a luz solar. Isso cria uma vulnerabilidade para o sistema elétrico, que precisa de estabilidade e previsibilidade para atender à demanda.

Com o armazenamento de energia, por outro lado, esses desafios podem acabar mitigados, pois o processo permite que a energia gerada em momentos de pico (quando há sol ou vento) seja estocada e liberada quando necessário, equilibrando a oferta e a demanda e garantindo um fornecimento constante. Além de favorecer a estabilidade do sistema, o armazenamento permite uma utilização mais eficiente da infraestrutura de geração e distribuição.

" O armazenamento ele vem para resolver vários problemas técnicos que tem hoje como inversão do fluxo de potência, curva de pato, curtailment, agora bastante falado, problemas de horários de pico, estabilidade de rede para você não desperdiçar energia" explica Evangelista.

"Antigamente, apesar de já existir a tecnologia, ela era muito cara e agora não! Os preços de baterias, igual aos módulos solares fotovoltaicos tempos atrás, caíram vertiginosamente, permitindo introduzir essa tecnologia no sistema de geração distribuída. Além disso, andando lado a lado com mobilidade elétrica, carro elétrico, inteligência artificial. Por isso que em todo o mundo as BEES, as baterias, tem sido um foco muito importante"complementa ele.

Evangelista ainda destaca que o armazenamento pode trazer muitas soluções para o dia a dia da energia solar, principalmente durante a noite. O excedente gerado pelas fontes renováveis durante o dia, podem ser utilizadas para abastecer a residência à noite.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: