Mercado de energia no Brasil está em constante evolução e futuro trará desafios e oportunidades para o Mercado Livre e GD, diz especialista

Image

Adriano Macedo, da Ícone Energia, apresentou sua visão sobre a abertura do Mercado Livre de Energia e a geração distribuída no Brasil durante Fórum GD

Durante o Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD) que aconteceu em Recife no início de agosto, Adriano Macedo, representante da Ícone Energia, trouxe sua visão sobre a abertura do Mercado Livre de Energia e a geração distribuída no Brasil. Com 40 anos de experiência no setor elétrico, o especialista compartilhou sua perspectiva sobre as transformações em andamento.

Na ocasião, Macedo pontuou que o Mercado Livre de Energia no Brasil iniciou ainda no governo do presidente Collor, em 1996, com a criação do Programa de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (RESEB). A partir daí, houve um processo gradual de privatização e a implementação de uma série de regras que hoje são geridas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Durante a palestra, ele relembrou os primeiros passos do mercado, como a contabilização e liquidação financeira que eram realizadas manualmente em planilhas Excel, antes da criação dos órgãos reguladores e da modernização do sistema. Macedo enfatizou a importância das empresas gestoras no Mercado Livre, comparando-as às corretoras do mercado financeiro, responsáveis por guiar consumidores e mitigar riscos.

Ao abordar a geração distribuída, por outro lado, Macedo comentou sobre o longo debate em torno do marco regulatório e criticou a demora na implementação de políticas mais claras para o setor. Ele ressaltou a forte aceitação dos consumidores pela geração fotovoltaica, diferentemente do início do Mercado Livre, onde havia resistência e desconhecimento por parte dos agentes de mercado. O especialista também apontou a proliferação de integradores e a crescente concorrência no setor, muitas vezes por profissionais com pouca experiência ou formação superficial.

Por fim, o especialista enfatizou que o mercado de energia no Brasil está em constante evolução, e que o futuro trará desafios e oportunidades, tanto para o Mercado Livre quanto para a geração distribuída. Ele concluiu destacando a necessidade de um marketing mais agressivo e informado para atrair consumidores para o Mercado Livre, especialmente com a iminente abertura do mercado para o grupo B.

A palestra completa de Adriano pode ser acessada no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cuImH3xEq3k.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: